Números de latrocínios, roubos de veículos e homicídios caem em 2024

Números de latrocínios, roubos de veículos e homicídios caem em 2024

Operações integradas contribuíram para a redução dos indicadores, além dos investimentos em efetivo e tecnologia.

Compartilhe este conteúdo:

Em 2024, Campinas registrou uma queda nos principais índices de criminalidade em comparação com 2023. O indicador mais expressivo foi o latrocínio, que teve uma redução de 42,86% (passando de 7 para 4 casos).

Outros crimes também apresentaram queda, como roubo de veículos (-27,72%), roubo (-21,36%), homicídios dolosos (-12,24%), roubo de carga (-11,20%) e furto (-3,03%). A única exceção foi o furto de veículos, que aumentou 1,62%.

Ações da GCM de Campinas ajudaram a diminuir os indicadores!

Para combater esse tipo de crime, a Guarda Municipal intensificou o patrulhamento em áreas mais afetadas.

A atuação da Guarda Municipal, com operações de patrulhamento preventivo, uso de tecnologia e integração com outras forças de segurança, tem mostrado bons resultados. Além disso, em janeiro de 2025, a corporação fez 5.563 atendimentos, realizou 101 prisões, apreendeu armas e drogas, e recuperou veículos. O Programa Guarda Amiga da Mulher também realizou 526 atendimentos.

Os órgãos de segurança pública realizam frequentemente operações integradas, tanto voltadas para o patrulhamento preventivo quanto para alvos específicos, como as focadas no combate ao tráfico de drogas e à receptação.

Imagem da Galeria Viatura GCM Campinas/ Divulgação
Compartilhe este conteúdo: