Abertura do Fevereiro Violeta reforça combate ao analfabetismo
O propósito do Fevereiro Violeta é promover cidadania incentivando jovens, adultos e idosos que não conseguiram estudar a retomar os estudos, além de conscientizar a população da importância da alfabetização
A 12ª edição da campanha “Fevereiro Violeta: pela superação do analfabetismo de Campinas” começou nesta segunda-feira, 10 de fevereiro. A cerimônia de abertura aconteceu na unidade descentralizada da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), no distrito do Campo Grande. O tema deste ano é: "As boas práticas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os desafios da superação do analfabetismo em Campinas".
O objetivo do Fevereiro Violeta é promover a cidadania, incentivando jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de estudar a retomar a educação, além de conscientizar a população sobre a importância da alfabetização. A campanha se estende até 10 de março, com ações de divulgação e a busca ativa por possíveis alunos.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, destacou a importância do evento, ressaltando que, apesar de a cidade ser reconhecida por sua inovação, tecnologia e universidades, ainda há milhares de pessoas analfabetas. "O Fevereiro Violeta é essencial para conscientizar a população e trazer essas pessoas para o nosso programa", afirmou.
A importância da educação na vida dos alunos
Rosa Cavallari, aluna do EJA, compartilhou a transformação que viveu após começar a estudar aos 66 anos. "Eu nunca estudei e não sabia nada. Hoje, já consigo entender e escrever algumas coisas, e dá para perceber a diferença. Minha vida mudou para melhor e quero continuar, vou até onde puder ir", contou emocionada.
Maurício Bezerra também expressou sua felicidade ao conseguir escrever seu nome. "Estudei muito pouco porque trabalhava na roça. Estou no terceiro ano e, quando consegui escrever meu nome e ler outras coisas, percebi a importância disso aqui, é como se eu não enxergasse o que estava na minha frente", explicou.
O papel do poder público no acesso à educação
O prefeito Dário Saadi enfatizou ainda o trabalho da Prefeitura em promover políticas de inclusão e garantir direitos. Além das aulas, o município oferece suporte completo aos estudantes, incluindo material didático, uniforme, passe estudantil e até óculos gratuitos, caso necessário.
“Aqui, os alunos conhecem pessoas que tiveram a mesma condição de vida, fazem amizades; portanto, não é apenas estudo, é também socialização e promoção de cidadania”, afirmou o prefeito.
A edição de 2025 do Fevereiro Violeta
A 12ª edição da campanha traz uma novidade importante: a busca ativa nas casas das pessoas, para incentivar aqueles que enfrentam dificuldades com a alfabetização a se matricularem na EJA.
O professor José Batista Filho, gerente dos programas EJA, explicou que a busca ativa é uma estratégia para engajar mais pessoas: "Todos os anos fazemos questão de lembrar que erradicar o analfabetismo é uma missão de toda a sociedade. Pela primeira vez, vamos até as casas das pessoas para garantir que ninguém fique de fora dessa oportunidade".
Diversas ações serão realizadas ao longo da campanha, como panfletagem, fixação de cartazes em ônibus e estabelecimentos comerciais, publicidade em rádio, televisão e mídias digitais, além de carros de som que circularão pelas diferentes regiões do município.
A expectativa por um futuro melhor com a alfabetização
Delma Paixão, que iniciou os estudos na EJA neste mês, compartilhou sua expectativa. “Tenho 55 anos e não sabia nada, decidi vir e não vejo a hora de aprender a ler e escrever tudo”, disse, ansiosa.
Ary Pissinato, diretor-executivo da Fumec, destacou que a alfabetização não é apenas uma questão educacional, mas um direito fundamental. "Cada pessoa que aprende a ler e escrever está dando um passo para o futuro. Estamos promovendo inclusão, diversidade e construindo um amanhã mais justo", afirmou.
Inscrições na Educação de Jovens e Adultos
As inscrições para o Programa EJA estão abertas durante todo o ano letivo. Os interessados podem se matricular nas regionais da Fumec ou diretamente com os professores na sala de aula. Para isso, é necessário apresentar apenas um comprovante de identidade e residência.
Acompanhe as ações do Fevereiro Violeta nas redes sociais da Fumec e no site fumec.sp.gov.br.

GM avista suspeitos e cães da corporação localizam 4,2 kg de entorpecentes
Cães farejadores da Guarda Municipal ajudam a localizar grande quantidade de drogas no Jardim Novo Campos Elíseos. Drogas estavam dentro de tambores e Saiba Mais +
Galleria Shopping recebe exposição militar inédita no final de semana
Evento gratuito acontece entre os dias 25 e 27 de abril e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Saiba Mais +
Prefeitura encerra Plano de 100 Dias com balanço positivo de ações
Entregas em diversas áreas integram pacote de investimentos que chegam a R$ 260 milhões. As medidas abrangem diversas áreas, como infraestrutura, saúd Saiba Mais +