Valinhos - Os grandes desafios na Mobilidade Urbana

Valinhos - Os grandes desafios na Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana é um dos maiores desafios enfrentados pelas cidades contemporâneas, especialmente devido ao crescimento populacional e à expansão das áreas urbanas. O aumento do número de veículos, a falta de infraestrutura adequada e o planejamento deficiente resultam em congestionamentos, poluição e dificuldades no transporte público

Compartilhe este conteúdo:

Quem acompanha as notícias e transita pela cidade, seja de carro ou transporte público, já percebeu: o trânsito de Valinhos está cada vez pior. Basta uma interdição aqui ou uma reforma ali e pronto, o caos está lançado.

Há muito o que fazer; porém, a forma mais rápida e menos custosa é o transporte público. Mais ônibus à disposição e mais linhas ajudariam.

Porém, sem fluidez nas principais vias da cidade, pouco se muda, principalmente em horários de pico de veículos.

Semáforos inteligentes!

Tecnologia já usada em grandes centros urbanos, permite que câmeras identifiquem o fluxo das vias, fazendo com que o sistema ajuste o sinal verde em tempo real, de acordo com a quantidade de veículos que passam pelo local.

Gargalos em algumas vias e possíveis soluções!

Criar "corredores" é uma opção; porém, em algumas vias de alto fluxo em Valinhos, os gargalos travam o "sonho" de atravessar a cidade de forma mais rápida.

Vejamos: na Av. Invernada, próximo ao CAV, a duplicação dos poucos quilômetros que faltam é algo urgente, e as obras de drenagem já começaram. A duplicação deve se tornar realidade em breve.

A rotatória do Bom Retiro e a passagem férrea

Com o avanço do Trem Intercidades, o local deverá receber uma ponte com alças de acesso, o que deve dar fluidez ao tráfego na região. Há um projeto de interligação da Avenida Paulista com a Imigrantes ( Por dentro do terreno da antiga Rigesa), se concretizado trará muita fluidez na região.

Viaduto Laudo Natel: realmente uma "pedra no sapato"

Não por acaso, com seus quase 50 anos, o viaduto ainda não tem todo o seu potencial utilizado. Gestão após gestão, o projeto que liga o viaduto à Av. Orozimbo Maia fica engavetado.

Os poucos metros que separam esses locais travam a fluidez do trânsito, e a colocação de semáforos e algumas medidas só contornam o real problema, que seria definitivamente resolvido com a duplicação da rua em questão. Eis um belo trabalho para a Secretaria de Trânsito e Infraestrutura se debruçar.

Imagem da Galeria Viaduto Laudo Natel em Valinhos
Compartilhe este conteúdo: