Município busca empréstimo no PAC Continuado para compra de ônibus elétricos

Município busca empréstimo no PAC Continuado para compra de ônibus elétricos

Adesão será feita pelo próprio município ou pelas empresas vencedoras da licitação do transporte após a conclusão do processo

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A Prefeitura de Campinas vai aderir ao financiamento de ônibus elétricos por meio do PAC Continuado, que permite a obtenção de empréstimos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), tanto por parte dos municípios quanto pelas empresas de transporte. A quantidade de veículos a ser adquirida será definida ao final da licitação do transporte público, considerando a capacidade de endividamento da cidade e a possibilidade de as empresas acessarem o crédito disponibilizado pelo programa. O custo de cada ônibus elétrico varia entre R$ 3 milhões e R$ 4,5 milhões.

O Governo Federal flexibilizou o processo, permitindo a adesão a qualquer momento, sem um cronograma fixo, o que facilita o alinhamento entre a capacidade financeira dos municípios e o andamento das propostas.

Na versão anterior do PAC Mobilidade Urbana e Sustentável, o financiamento não era a fundo perdido, mas sim um empréstimo de R$ 1 bilhão para a compra de 256 ônibus elétricos e a mesma quantidade de veículos convencionais, com base em uma licitação já realizada. Esse modelo impactaria diretamente a capacidade de investimento da cidade em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.

Com a nova configuração, que permite também às empresas vencedoras da licitação realizarem os empréstimos para aquisição dos ônibus, a Prefeitura poderá definir quantos veículos serão comprados diretamente pelo município e quantos ficarão sob responsabilidade das futuras concessionárias. “Com essa nova possibilidade, conseguiremos concluir a licitação do transporte público antes de contratar o financiamento”, afirmou o prefeito Dário Saadi.

Comparativo com outras cidades

O volume de investimento previsto por Campinas supera significativamente o de outras cidades que aderiram ao PAC Mobilidade. Somente para os ônibus elétricos, o município pretende investir R$ 732,4 milhões. Em comparação, São Paulo vai destinar R$ 100 milhões para a compra de 60 veículos; Salvador, R$ 73,8 milhões para 22 ônibus; e Belo Horizonte, R$ 54 milhões para 16 unidades.

Imagem da Galeria Divulgação
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