Interdições em clínicas de estética pela Vigilância Sanitária aumentam

Interdições em clínicas de estética pela Vigilância Sanitária aumentam

Ausência de licença sanitária e higiene precária estão entre problemas constatados nos locais. Número de espaços de odontologia fechados já está próximo do total de 2024

Compartilhe este conteúdo:

As interdições de clínicas de estética em Campinas aumentaram significativamente neste ano em comparação a 2024. Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, dez estabelecimentos foram fechados entre janeiro e agosto por irregularidades, contra apenas um no ano anterior. No mesmo período, 23 espaços odontológicos — incluindo os que fazem procedimentos estéticos — também foram interditados, número próximo ao total de 25 interdições registradas durante todo o ano passado.

Entre os principais problemas identificados nas clínicas de estética estão a ausência de licença sanitária, falta de habilitação profissional, estrutura física inadequada e higiene precária, segundo Ana Heloísa de Lima Vieira, coordenadora da Vigilância Sanitária. Nos espaços odontológicos, também foram encontrados problemas como a ausência de planos para proteção radiológica e controle de qualidade de imagem.

Ana Heloísa destacou que, embora haja maior concentração dessas clínicas em bairros como Centro, Taquaral e Cambuí, os problemas ocorrem em todas as regiões da cidade. Ela reforça que as denúncias da população são fundamentais para o trabalho de fiscalização, que já conta com monitoramento periódico.

Para escolher uma clínica de estética ou odontológica segura, é importante observar a limpeza e higiene do local, a habilitação dos profissionais, a licença sanitária válida e exposta, o uso de materiais descartáveis e esterilizados, além da validade e conservação dos produtos aplicados. A Vigilância Sanitária alerta ainda para desconfiar de preços muito baixos e promessas milagrosas em anúncios nas redes sociais ou grupos de WhatsApp.

Denúncias de irregularidades podem ser feitas à Prefeitura pelo telefone 156 ou via WhatsApp no número (19) 2116-0156. Para dúvidas e orientações, a Vigilância Sanitária está disponível pelo telefone (19) 2515-7134 e pelo e-mail devisa.sanitaria@campinas.sp.gov.br.

Imagem da Galeria Divulgação
Compartilhe este conteúdo: