CPI do “médico fantasma” avança e convoca ex-prefeita Capitã Lucimara

CPI do “médico fantasma” avança e convoca ex-prefeita Capitã Lucimara

A ex-prefeita Capitã Lucimara será intimada a prestar depoimento como testemunha, já que a investigação refere-se a fatos ocorridos durante sua gestão.

Compartilhe este conteúdo:

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Valinhos, que investiga o caso do suposto “médico fantasma”, aprovou na quinta-feira (18) a convocação da ex-prefeita Capitã Lucimara e o pedido de condução coercitiva da ex-diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos, Andreia Pandolfo.

A ex-prefeita será intimada a prestar depoimento como testemunha, já que os fatos investigados ocorreram durante sua gestão.

O ex-secretário municipal de Saúde, João Gabriel — que era gestor na época dos fatos — faltou pela segunda vez à CPI, justificando formalmente suas ausências nas convocações de 10 e 18 de setembro. Atualmente, ele ocupa o cargo de secretário de Saúde em Mairinque. O presidente da CPI, vereador Vagner Alves (Republicanos), informou que uma nova data será marcada para ouvi-lo.

Andreia Pandolfo, que apresentou atestados médicos para as duas convocações anteriores, não compareceu à sessão do dia 10 de setembro nem enviou nova justificativa, o que levou à aprovação unânime do pedido de condução coercitiva, que agora aguarda autorização judicial para ser cumprido.

Com relatoria do vereador Rafa Marques, a CPI já ouviu seis testemunhas e foi instaurada para apurar denúncias de um médico fantasma na UPA entre 2023 e 2024. Segundo o pedido de investigação, o médico teria recebido mais de R$ 60 mil por plantões na UPA em 2023, mas não teria comparecido ao trabalho, pois estaria em viagem pela Europa.

Imagem da Galeria Divulgação
Compartilhe este conteúdo: