Construção de 200 moradias do Minha Casa, Minha Vida começa

Construção de 200 moradias do Minha Casa, Minha Vida começa

Caixa Econômica Federal autorizou o início das obras do empreendimento de interesse social que representa um avanço histórico na política habitacional do município de Valinhos/SP

Compartilhe este conteúdo:

O sonho da casa própria está mais próximo para 200 famílias de Valinhos. A Caixa Econômica Federal autorizou, nesta segunda-feira (22), o início das obras de um novo conjunto habitacional de interesse social no bairro Ortizes, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1.

Para o prefeito Franklin Duarte de Lima, esse é um momento histórico para a cidade. “Mais do que prédios, estamos falando de sonhos que agora saem do papel e começam a ser construídos. Este projeto representa dignidade, segurança e esperança para famílias que esperam há décadas pela casa própria”, destacou.

O residencial será construído na Rua João Bissoto Filho, nº 2.241, em um terreno de 9.998,28 m². Serão 200 apartamentos distribuídos em duas torres com 12 andares e térreo, totalizando uma área construída de 13.821,08 m². Cada pavimento contará com oito unidades, todas com dois dormitórios e metragem entre 53,66 m² e 54,70 m². Todas as unidades terão direito a uma vaga de garagem.

Ao todo, o empreendimento contará com 200 vagas de estacionamento, incluindo oito destinadas a pessoas com deficiência (PCD), duas para embarque e desembarque e 10 para visitantes. As torres também contarão com dois elevadores cada, com capacidade para 11 pessoas.

A infraestrutura do condomínio foi planejada para oferecer qualidade de vida e bem-estar aos futuros moradores, com áreas comuns como salão de festas, salão de jogos, biblioteca, playground, bicicletário, campo de futebol gramado, horta comunitária e quiosques.

O projeto será executado pela Labutare Construtora e Incorporadora Ltda., com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do Ministério das Cidades. O FAR, administrado pela Caixa, financia moradias destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 2.640,00, ampliando o acesso à habitação e contribuindo para a redução do déficit habitacional.

Inscrições e critérios

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, os critérios para inscrição das famílias ainda estão em definição e seguirão as diretrizes do Minha Casa, Minha Vida. A Prefeitura reforça que, assim que definidos, todos os prazos, documentos necessários e etapas do processo de seleção serão divulgados amplamente, garantindo transparência e igualdade de acesso.

“A habitação é uma prioridade da nossa gestão. Este empreendimento, em parceria com os governos Federal e Estadual, reforça nosso compromisso com a ampliação do acesso à moradia em Valinhos. A seleção das famílias será conduzida de forma criteriosa e transparente, priorizando quem mais precisa”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Leão.

Parceria com o Legislativo

A Prefeitura também destacou o papel da Câmara Municipal de Valinhos na viabilização do projeto, com apoio direto do vereador Alécio Cau na articulação junto ao Governo Federal, reforçando o compromisso conjunto com a política habitacional no município.

Imagem da Galeria Área a ser construída na região do Ortizes
Compartilhe este conteúdo: