Emdec inaugura Centro de Controle com 90 câmeras integradas
No Dia do Agente, a Emdec inaugura o Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte, uma ação integrada à programação da Semob 2025; o centro reunirá equipes de cinco setores diferentes e funcionará 24 horas por dia para otimizar a gestão do trânsito e transporte na cidade.
No dia 23 de setembro, data em que se celebra o Dia do Agente da Mobilidade Urbana, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) inaugurou o novo Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte. Essa ação integra a programação da Semana da Mobilidade Urbana (Semob) 2025 e contou com a presença do prefeito Dário Saadi.
A cerimônia de descerramento da placa foi conduzida pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete, pelo secretário de Transportes, Fernando de Caires, pelo diretor de Operações da Emdec, Luiz Carlos Sardinha, e pelo diretor de Mobilidade e Sustentabilidade da Setransp, Aparecido Souza Santos, com a presença do vereador José Carlos dos Santos, que representou a Câmara Municipal.
O prefeito destacou a importância do centro integrado para garantir a fluidez do trânsito e o compartilhamento de informações em tempo real, ressaltando que cidades inteligentes devem utilizar tecnologias para melhorar a qualidade de vida da população. O presidente da Emdec explicou que o Centro reúne a operação de trânsito, videomonitoramento, controle semafórico e acompanhamento do transporte coletivo, facilitando o monitoramento e tornando as operações mais ágeis.
O espaço integra operadores da antiga Central de Monitoramento de Operações, incluindo fiscalização remota, monitoramento de semáforos, radares e controle do transporte público. O Centro funciona 24 horas por dia, com cerca de 50 profissionais trabalhando em turnos, sendo de 15 a 20 pessoas no período da manhã. O CCO conta com um telão de alta tecnologia e 90 câmeras integradas, além de acesso a outras 84 câmeras geridas pelo Centro Integrado de Comando e Controle de Campinas, da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
A inauguração também reuniu diretores da Emdec, gestores e coordenadores, e os investimentos no novo centro foram da ordem de R$ 350 mil, incluindo tecnologia, reforma do espaço e mobiliário.
Interdições em clínicas de estética pela Vigilância Sanitária aumentam
Ausência de licença sanitária e higiene precária estão entre problemas constatados nos locais. Número de espaços de odontologia fechados já está próxi Saiba Mais +
Dia da Árvore: Cidade comemora data com 17 mil árvores plantadas
Mais de 17 mil mudas de árvores compõem as 15 pequenas florestas prontas; implantação de outras três estão em andamento Saiba Mais +
Observatório terá noite especial para observar Saturno neste domingo
A atividade será realizada em Campinas das 18h às 21h, com a bilheteria aberta até as 20h30 Saiba Mais +

