Onça-parda é nova mascote da Mata de Santa Genebra

Onça-parda é nova mascote da Mata de Santa Genebra

A onça venceu com mais da metade de 210 votos pelas redes sociais. O Bugio-ruivo pegou o segundo lugar com 25,7% dos votos e o Macaco-prego, ficou em 3º lugar com 23,8%

Compartilhe este conteúdo:

Com seu olhar marcante e carisma que encanta crianças e adultos, a onça-parda foi eleita a mascote oficial do Centro de Educação Ambiental da Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da Mata de Santa Genebra. O felino recebeu 50,5% do total de votos — 210 votos — registrados por internautas entre os dias 22 e 28 de setembro.

Os três animais que participaram da votação representam a biodiversidade da área: macaco-prego, bugio-ruivo e onça-parda.

Resultado final da eleição:
Onça-parda – 50,5%
Bugio-ruivo – 25,7%
Macaco-prego – 23,8%

Com a escolha definida, a onça-parda passa a ser o símbolo oficial do Centro de Educação Ambiental, representando a força da biodiversidade da Mata de Santa Genebra e reforçando a importância da conservação da fauna nativa.

Sobre as onças-pardas

As onças-pardas são animais solitários, de hábitos preferencialmente noturnos, com pelagem castanha. Podem atingir até 1,5 metro de comprimento (sem contar a cauda) e pesar cerca de 70 quilos. As fêmeas, em geral, são menores que os machos. Vivem em média de 7 a 9 anos, podendo chegar a 13 anos, e sua área de vida varia entre 65 e 600 km².

Esses felinos não têm natureza agressiva e tendem a evitar o contato com animais de grande porte, incluindo os seres humanos. São carnívoros e se alimentam principalmente de presas de pequeno e médio porte. No estado de São Paulo, a espécie é classificada como "vulnerável à ameaça", sendo suas principais ameaças a perda de habitat, a caça e os atropelamentos.

Centro de Conservação e Educação Ambiental

O Centro de Conservação e Educação Ambiental da ARIE Mata de Santa Genebra foi inaugurado em fevereiro de 1997, dezesseis anos após a doação da floresta ao município de Campinas. Sua criação teve como objetivo aproximar a comunidade da Mata, promovendo a conservação da natureza e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

Desde então, os programas de uso público e educação ambiental vêm se consolidando como ferramentas importantes de diálogo com a sociedade, fortalecendo a gestão participativa da Mata de Santa Genebra.

Imagem da Galeria Divulgação
Compartilhe este conteúdo: