Amparo tem epidemia com 1.178 casos confirmados e 3 mortes por dengue
Do total de mortes suspeitas, outras 2 foram foram descartadas. A cidade tem ainda 10 óbitos em investigação epidemiológica e soma 1.178 casos confirmados da doença
A Prefeitura de Amparo, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou nesta terça-feira (11) mais 2 óbitos por dengue, totalizando 3 mortes na cidade. Dois óbitos suspeitos foram descartados, mas ainda existem 10 óbitos em investigação pelo Instituto Adolfo Lutz, que é responsável pela confirmação epidemiológica. Desde o início do ano, o município registrou 1.321 casos notificados da doença.
De acordo com a Secretaria de Saúde, em janeiro, Amparo teve a confirmação de 1.178 casos de dengue, caracterizando uma epidemia na cidade. Para conter o avanço da doença, a Prefeitura foi a primeira da região a decretar estado de emergência, o que possibilitou agilizar ações de combate ao mosquito transmissor, como a contratação de novos agentes comunitários e a compra de insumos.
A Prefeitura também criou o Comitê de Combate à Dengue, que reúne diversas secretarias, incluindo Saúde, Educação, Defesa Civil e Zeladoria. Além das vistorias casa a casa, mutirões têm sido realizados aos finais de semana nas áreas com maior número de casos, como Silvestre, Pinheirinho, Moreirinha e São Dimas.
A zeladoria intensificou o trabalho de limpeza da cidade, com o uso de caminhão cata-treco para recolher objetos que possam acumular água. Além disso, a Prefeitura tem realizado a limpeza de terrenos baldios particulares, notificando e multando os proprietários que não mantêm seus imóveis adequadamente cuidados.
Cuidados para Prevenir a Dengue
A prevenção à dengue depende de ações simples, mas eficazes. A população pode ajudar a evitar o crescimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, adotando os seguintes cuidados:
- Eliminar focos de água parada: verificar semanalmente recipientes como pneus, latas, garrafas, vasos de plantas e caixas d'água que possam acumular água.
- Tampar caixas d'água: garantir que as caixas d'água estejam bem vedadas, sem possibilidade de entrada de água da chuva.
- Manter calhas limpas: limpar calhas e ralos regularmente para evitar o acúmulo de água.
- Evitar objetos que possam acumular água: manter o quintal limpo, evitando objetos que podem acumular água da chuva.
- Verificar plantas e vasos: trocar a água de vasos de plantas semanalmente e verificar se não há água acumulada no prato do vaso.
- Uso de repelentes e telas em janelas: para evitar picadas do mosquito, é recomendado o uso de repelentes e a instalação de telas nas janelas.
Contratação de Novos Agentes
A Prefeitura está com inscrições abertas para o Processo Seletivo que visa a contratação temporária de 53 novos agentes de Saúde, sendo 36 Agentes Comunitários de Saúde e 17 Agentes de Combate à Endemias e Vigilância Epidemiológica. Os novos profissionais irão intensificar as ações de busca ativa casa a casa, que já estão sendo realizadas pelos agentes de saúde e voluntários. As inscrições seguem até 17 de fevereiro e podem ser feitas pelo site: www.avancasp.org.br.