Inicio da vacinação em escolas objetiva ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes

Inicio da vacinação em escolas objetiva ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes

Valinhos começa vacinação nas escolas nesta quarta-feira (23). A campanha vai até o dia 31 de maio e a expectativa da Secretaria de Saúde é percorrer 40 escolas neste período para promover a vacinação. Um termo de consentimento está sendo enviado para as famílias com orientações sobre a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada

Compartilhe este conteúdo:

A Secretaria de Saúde de Valinhos começa nesta quarta-feira (23) a vacinação de crianças e adolescentes em escolas das redes municipal e estadual. A ação integra o programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde, e tem como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal de estudantes com até 15 anos de idade.

Durante a campanha, que segue até o dia 31 de maio, equipes de saúde visitarão cerca de 40 escolas para aplicar vacinas essenciais como a da Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (difteria, tétano e coqueluche), Meningocócica ACWY e HPV.

Além da mobilização nas escolas, a Secretaria de Saúde está enviando um termo de consentimento às famílias, com orientações sobre a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. Após receber o protocolo técnico da campanha, a pasta reforçou suas equipes e promoveu treinamentos específicos para garantir a qualidade e segurança da vacinação.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luciane Navarro, destaca que o envolvimento dos pais e responsáveis é fundamental para o sucesso da iniciativa:
“Pedimos às famílias que aproveitem essa oportunidade para atualizar a vacinação dos filhos. A imunização é uma das formas mais eficazes de prevenção contra doenças que podem causar complicações graves ou até a morte. Levar a vacinação para dentro das escolas é uma maneira de facilitar o acesso e garantir a proteção desse público”, reforça Luciane.

Se for identificado que a criança ou o adolescente está com alguma vacina em atraso que não esteja disponível na escola, a equipe de enfermagem orientará os responsáveis a procurar a unidade básica de saúde mais próxima para completar o esquema vacinal.

Por que a vacinação é tão importante?
Vacinar é um ato de proteção coletiva. As vacinas previnem doenças graves, muitas das quais já foram praticamente erradicadas graças à imunização em massa. Manter a caderneta em dia é fundamental para garantir a saúde individual e também proteger quem está ao redor, especialmente os mais vulneráveis, como bebês, idosos e pessoas com baixa imunidade.

Imagem da Galeria Divulgação
Compartilhe este conteúdo: