Estado de São Paulo enfrenta onda de calor intenso nesta semana

Estado de São Paulo enfrenta onda de calor intenso nesta semana

Região de Campinas/SP deve ter máximas de até 35°. Pancadas de chuvas devem ser esperadas no período da tarde

Compartilhe este conteúdo:

O Estado de São Paulo enfrenta uma onda de calor intenso, com temperaturas de até 36°C em algumas regiões. No interior, cidades como Registro podem atingir 36°C, enquanto Baixada Santista, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Barretos e Franca devem registrar até 35°C.

Outras localidades como São José dos Campos, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília e Araraquara terão temperaturas em torno de 34°C, e Sorocaba e Itapeva podem marcar 33°C e 32°C, respectivamente.

A Defesa Civil alerta sobre os riscos desse calor extremo e recomenda cuidados como hidratação constante, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, procurar locais ventilados e evitar esforços físicos intensos. Além disso, há previsão de chuvas e temporais isolados, então é importante buscar abrigo seguro e evitar áreas abertas e ruas alagadas.

Para se proteger de uma onda de calor, é importante tomar algumas precauções para evitar problemas de saúde, como desidratação ou insolação. Aqui estão algumas dicas:

  1. Hidratação: Beba bastante água durante todo o dia. Evite bebidas alcoólicas e com cafeína, que podem desidratar o corpo.

  2. Evite exposição direta ao sol: Procure ficar em lugares frescos e à sombra. Se precisar sair ao sol, use chapéu, óculos de sol e protetor solar.

  3. Use roupas leves: Prefira roupas de tecidos naturais, como algodão, que permitem a transpiração e ajudam a manter o corpo fresco.

  4. Evite atividades físicas intensas: Se possível, evite exercícios ou esforços físicos durante o pico de calor, que geralmente ocorre entre 11h e 16h.

  5. Mantenha ambientes frescos: Se possível, use ventiladores ou ar-condicionado. Se não tiver ar-condicionado, tente umidificar o ambiente ou usar ventiladores com uma toalha úmida perto de você.

  6. Alimentação leve: Evite refeições pesadas e de difícil digestão. Prefira alimentos frescos, como frutas e saladas, que ajudam a manter o corpo fresco e hidratado.

  7. Evite aglomerações: Em ondas de calor, os locais com muitas pessoas podem aumentar a sensação de calor. Procure ficar em ambientes mais ventilados e frescos.

  8. Cuidados com crianças e idosos: Crianças e idosos são mais vulneráveis ao calor. Certifique-se de que eles estejam em lugares frescos e bem hidratados.

Seguindo essas orientações, você poderá minimizar os riscos associados à onda de calor.

Imagem da Galeria Sol e nuvens
Compartilhe este conteúdo: