Na manhã desta quinta-feira (27), a Guarda Civil Municipal de Valinhos foi acionada pelo telefone 153 para atender uma ocorrência no Jardim Universo. No local, os agentes encontraram um homem de 37 anos, que estava ameaçando uma mulher de 50 anos com uma faca. Durante a abordagem, foram encontradas drogas em posse do agressor.
Segundo a vítima, o homem é usuário de drogas e, sob efeito dessas substâncias, costuma ir até sua residência para ameaçá-la. O caso foi registrado em boletim de ocorrência, resultando na prisão em flagrante do agressor, que foi levado à delegacia, onde teve fiança fixada. Embora tenha recebido apoio da Patrulha Guardiã Maria da Penha durante toda a ocorrência, a vítima optou por não aderir ao programa de proteção e não quis registrar uma representação legal contra o agressor.
A Dra. Maristela Nader, diretora da Patrulha Maria da Penha, destacou a relação entre violência doméstica e o uso de drogas, alertando que essa combinação pode aumentar significativamente o risco de graves consequências para as vítimas, devido ao aumento da impulsividade, irritabilidade e agressividade do agressor. Ela também ressaltou que os sinais de arrependimento temporário podem levar a vítima a ser manipulada, adiando o pedido de ajuda ou até mesmo aceitando as agressões.
O secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Osvaldo Rocco, reafirmou o compromisso da equipe em garantir a segurança dos cidadãos. “Nosso trabalho de patrulha e atendimento ao cidadão segue firme, com o objetivo de assegurar a integridade física da população e combater a prática de ilícitos no município”, afirmou.
A Guarda Civil Municipal de Valinhos continua atuando de forma preventiva e repressiva, sempre em busca da proteção e bem-estar da comunidade. Casos de violência doméstica podem ser denunciados pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia.