No Dia Nacional do Pão Francês, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lança a segunda edição do guia virtual das padarias, que apresenta mais de 300 estabelecimentos mapeados em todo o Estado. São Paulo conta com um total de 12,7 mil padarias, quase o dobro do número presente no Rio de Janeiro.
De acordo com dados do Sebrae, cerca de 100 novas padarias abrem suas portas todos os dias no Brasil, sendo que 70% delas são de microempreendedores individuais. “Para os paulistas, as padarias são mais do que simples pontos comerciais; elas representam locais de encontro e afeto, e são um produto turístico importante a ser explorado pelas empresas do setor”, afirma Roberto de Lucena, secretário da Setur-SP.
O valor do pão francês no Brasil tem um peso significativo no orçamento das famílias, sendo que muitas pessoas consideram o “pãozinho” como parte essencial de suas manhãs. Em média, o preço do pão francês varia entre R$ 1,00 e R$ 1,50 por unidade, dependendo da região, sendo consumido por milhões de brasileiros como o item principal do café da manhã.
O Guia das Padarias destaca os estabelecimentos que oferecem atendimento em diversos idiomas, acessibilidade, práticas sustentáveis e ações de inclusão social. A publicação também revela as influências gastronômicas de cada padaria, como italiana, portuguesa, judaica e francesa, além de sugestões de harmonização entre pães, vinhos e cafés.
A edição traz ainda curiosidades, como a maior padaria da América Latina, com 2,5 mil m², localizada na capital, uma das padarias mais antigas do país, em Santana do Parnaíba, e as boutiques de pães em municípios como São Bernardo do Campo. Só na cidade de São Paulo, são consumidos cerca de 20 mil pães franceses por dia.