Com o objetivo de fortalecer as ações de combate a incêndios florestais na região de Campinas, a Sanasa realizou nesta terça-feira (9) uma operação logística para transportar um reservatório de água com capacidade para 100 mil litros até o Pico das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio. A iniciativa contou com o apoio da Emdec, da Defesa Civil e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
A ação teve início às 7h e mobilizou diversas equipes técnicas. Por volta das 9h30, a carreta com o reservatório deixou a sede da Sanasa e percorreu a cidade até a Rodovia Dom Pedro I, passando pelo trevo de Valinhos. A chegada ao destino ocorreu por volta das 15h.
O transporte exigiu adaptações no equipamento, que é feito de fibra de vidro e mede 7,3 metros de comprimento, 4,5 metros de largura e altura, com peso de 4,5 toneladas. Para viabilizar o trajeto com segurança, foram removidas as bases de fixação e as conexões dos tubos de entrada e saída de água. “Essas alterações foram essenciais para garantir a estabilidade e segurança da carga”, explicou Israel de Morais, coordenador de Manutenção Mecânica da Sanasa.
A estrutura será instalada nas proximidades do portão do Observatório Municipal Jean Nicolini, ponto estratégico para o abastecimento de caminhões do Corpo de Bombeiros durante ocorrências de incêndio na região.
De acordo com o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, a empresa está comprometida com ações voltadas à sustentabilidade e ao enfrentamento das mudanças climáticas. “No ano passado, colaboramos com o combate a incêndios na região. Desta vez, estamos ampliando esse suporte com a instalação de um reservatório exclusivo de água de reuso, atendendo a uma solicitação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros”, afirmou.
A instalação final do equipamento está prevista para os próximos dias. Nesta quarta-feira (10), equipes da Sanasa estão no local para reinstalar as conexões retiradas para o transporte. A posição definitiva do reservatório dependerá de orientações técnicas do Corpo de Bombeiros. O abastecimento será feito por caminhões-pipa com água de reuso proveniente da Estação Produtora de Água de Reuso Capivari (EPAR).