GCM de Itatiba registra mais de 2 mil Boletins de Ocorrência em 2024
Com início da Patrulha Guardiã Maria da Penha, registros de BOs de violência doméstica cresceram 55% no último ano. Atendimento e presença junto à população foi destaque em 2024. A Guarda Municipal de Itatiba/SP, criada em 31 de outubro de 1967, tem atualmente 57 anos de atuação.
De acordo com o segundo balanço da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão da Prefeitura de Itatiba, a Guarda Municipal (GM) registrou 2.084 Boletins de Ocorrência (BOs) em 2024. Como uma mesma ocorrência pode envolver diferentes tipos de infração, o total de naturezas registradas foi de 2.232. Em comparação com 2023, houve uma redução em quatro tipos de ocorrências e um aumento em outros seis, considerando os dez tipos mais frequentes.
As ocorrências que apresentaram queda em relação a 2023 foram: perturbação do sossego (redução de 3%), captura de animal silvestre (4%) e captura de procurado (15%). Já as que aumentaram foram: apoio a outros órgãos públicos (27,7%), tráfico de entorpecentes (15,2%) e acidentes de trânsito sem vítima (95%). No setor ambiental da GM, também houve aumento no número de ocorrências, como o recebimento de pássaros (54%), captura de pássaros (6%) e condução de animais silvestres (8%).
Perturbação do sossego
A perturbação de sossego foi a ocorrência mais registrada em 2024, com 277 casos. Quando há denúncia anônima, a ocorrência é tratada como alerta, mas o problema pode se repetir após a retirada da viatura. Segundo a GM, a ocorrência de perturbação de sossego será priorizada quando houver a representação formal da vítima, permitindo que o caso seja resolvido de forma mais efetiva junto aos órgãos fiscalizadores, com possibilidade de encaminhamento judicial se houver danos causados aos envolvidos.
Queimadas e clima
Os meses de setembro (250 BOs), outubro (234 BOs) e agosto (225 BOs) concentraram a maior parte das ocorrências. Em agosto, houve um aumento nas ocorrências ambientais, como as denúncias de queimadas. Já em setembro, o foco foi nos animais silvestres, com 46 ocorrências de captura e condução, além de 11 ocorrências de queimadas, o maior número de atendimentos no ano de 2024. Em outubro, o destaque foi para os atendimentos relacionados a animais silvestres, especialmente pássaros, devido ao período de reprodução e ao clima mais quente.
Violência doméstica
Também houve um aumento significativo nos registros de violência doméstica. A GM de Itatiba tem intensificado as ações de combate a esse crime, com um foco maior no apoio e visibilidade para as vítimas mulheres. O número de BOs registrados passou de 27 para 42, representando um aumento de 55%. A cidade conta com a Patrulha Guardiã Maria da Penha, que iniciou atividades no último ano e acompanha vítimas com Medida Protetiva de Urgência, além de contar com o SOS Mulher para situações de risco extremo. A Patrulha Guardiã é uma divisão especializada da GM, em referência à Lei Maria da Penha (nº 11.340/06), que visa proteger as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Para denúncias, o número é 180.
Estrutura da GM
A Guarda Municipal de Itatiba, criada em 31 de outubro de 1967, tem atualmente 57 anos de atuação. Subordinada à Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, a GM conta com várias divisões e equipes, como o Grupo de Operações com Cães (GOC), o Grupo de Patrulhamento Ostensivo com Motos (Gpom), Patrulhamento Ambiental, Patrulhamento Urbano, Rondas Ostensivas Municipais (Romu), Ronda Escolar, e o Departamento de Inteligências Integradas, que realiza monitoramento por câmeras.

Microflorestas Urbanas: projeto de Campinas será adotado por toda a RMC
Expansão do programa foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas na manhã desta quinta, 24 Saiba Mais +
Hortolândia quer ser a “Capital do Pão de Queijo”
Prefeitura de Hortolândia/SP começou a implantar o programa com palestra para empresas que integram Associação dos Produtores do Pão de Queijo do muni Saiba Mais +
Inscrições para o Campinas Innovation Week começam nesta quinta-feira, 10
Edição de 2025 será realizada entre os dias 9 e 13 de junho, no Pátio Ferroviário, com entrada franca Saiba Mais +