Barragens aumentarão o abastecimento de água para mais de 5 mi de pessoas
Barragens de Pedreira e Duas Pontes serão entregues no segundo semestre de 2026 e beneficiarão 5,5 milhões de pessoas em Campinas/SP
A região de Campinas será beneficiada por dois novos empreendimentos que visam aumentar a oferta de água e garantir o abastecimento durante períodos de estiagem. No Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado (22), o governador Tarcísio de Freitas e outros secretários visitaram as obras das barragens de Pedreira e Duas Pontes. Ambas as barragens devem ser entregues no segundo semestre de 2026 e beneficiarão 5,5 milhões de pessoas, com uma capacidade de armazenamento de 85 bilhões de litros de água.
A barragem de Pedreira está situada no rio Jaguari, enquanto a de Duas Pontes no rio Camanducaia. Essas barragens funcionarão como reservatórios, acumulando água durante períodos de chuvas para serem liberadas em épocas de seca, garantindo o abastecimento dos rios.
Além disso, as barragens desempenharão um papel importante em situações de chuvas intensas, já que serão capazes de armazenar o volume das tempestades, evitando o risco de enchentes. Com isso, as barragens de Pedreira e Duas Pontes irão beneficiar 28 municípios da Região Metropolitana de Campinas, ampliando o fornecimento de água para a população.
Juntas, as barragens terão capacidade para armazenar até 85 bilhões de litros de água, o equivalente a 34,2 mil piscinas olímpicas. O reservatório de Pedreira, com área de 2,1 km², terá capacidade para 31,9 bilhões de litros, aumentando a vazão do rio Jaguari em 77% – de 4,8 mil L/s para 8,5 mil L/s. Já a barragem de Duas Pontes, com área de 4,9 km², poderá armazenar até 53,4 bilhões de litros, o que equivale a 21,4 mil piscinas olímpicas, e aumentará a vazão do rio Camanducaia em 155% – de 3,4 mil L/s para 8,7 mil L/s.
Em relação à compensação ambiental, a construção das barragens resultará na supressão de vegetação, mas o projeto prevê uma compensação quatro vezes maior do que o que foi removido. Desde 2019, a Semil trabalha no plantio de 700 mil árvores em uma faixa de 100 metros ao redor dos reservatórios. Na Área de Proteção Permanente (APP) da barragem de Pedreira, o plantio já está 78% concluído, enquanto na barragem de Duas Pontes, o progresso é de 75%.
A segurança das barragens será garantida por diversos mecanismos, como piezômetros (instrumentos que medem a pressão da água), controle de vazão, extensômetros (que monitoram a deformação dos materiais), marcadores de recalque magnético (para observar deslocamentos estruturais), drenos, sismógrafos e estações meteorológicas. Esses dispositivos garantirão a integridade e o funcionamento seguro das barragens, como explica Guilherme Marques, diretor operacional de Obras e Empreendimentos da SP-Águas.

Microflorestas Urbanas: projeto de Campinas será adotado por toda a RMC
Expansão do programa foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas na manhã desta quinta, 24 Saiba Mais +
Hortolândia quer ser a “Capital do Pão de Queijo”
Prefeitura de Hortolândia/SP começou a implantar o programa com palestra para empresas que integram Associação dos Produtores do Pão de Queijo do muni Saiba Mais +
Inscrições para o Campinas Innovation Week começam nesta quinta-feira, 10
Edição de 2025 será realizada entre os dias 9 e 13 de junho, no Pátio Ferroviário, com entrada franca Saiba Mais +