Prefeitos aprovam criação de Centro de Inteligência para Segurança Pública
Com sede em Campinas/SP, Centro de Inteligência Metropolitana será o primeiro para Segurança Pública do Brasil
Campinas será a primeira cidade do Brasil a contar com um Centro de Inteligência Metropolitana (CIM) voltado para a segurança pública. Esta novidade foi anunciada durante a 244ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), realizada em Campinas nesta quinta-feira, 20 de março, na Sala Azul do Paço. A reunião marcou a estreia do prefeito Dário Saadi como presidente do órgão, que reúne os 20 municípios da região e delibera sobre questões de impacto metropolitano.
O CIM contará com a participação das Guardas Municipais das 20 cidades da RMC e terá como foco a operação por meio de um núcleo de informações para o compartilhamento de dados em tempo real. Além disso, o centro auxiliará no planejamento de operações conjuntas para combater crimes, no fortalecimento das Guardas e das forças de segurança, e na criação de forças-tarefa conforme as necessidades de cada município.
Com essa iniciativa, os gestores terão uma visão ampla da segurança na RMC, permitindo respostas mais rápidas a crimes e emergências, com o objetivo de reduzir a criminalidade e melhorar os índices de segurança.
A inauguração do Centro de Inteligência está prevista para abril e, provavelmente, será instalada em uma sala exclusiva dentro do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) da Guarda Municipal de Campinas.
“Pela primeira vez, teremos um centro de informações de inteligência metropolitana para a segurança, que, além de compartilhar dados em tempo real, irá definir estratégias de segurança conforme a demanda dos municípios envolvidos”, afirmou o prefeito. Ele também destacou que cada Guarda Municipal manterá sua autonomia, e o trabalho do CIM será focado exclusivamente em questões metropolitanas.
Pautas da reunião
Além da implementação do CIM, outros temas foram abordados na reunião, como a modernização tecnológica do Sistema de Videomonitoramento e a estruturação das bases operacionais da Defesa Civil nos municípios, com o objetivo de integrar as ações com o Centro de Operações de Emergência (COE) estadual.
Também foram discutidos projetos regionais, tanto com recursos do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (Fundocamp) quanto sem.

Microflorestas Urbanas: projeto de Campinas será adotado por toda a RMC
Expansão do programa foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas na manhã desta quinta, 24 Saiba Mais +
Hortolândia quer ser a “Capital do Pão de Queijo”
Prefeitura de Hortolândia/SP começou a implantar o programa com palestra para empresas que integram Associação dos Produtores do Pão de Queijo do muni Saiba Mais +
Inscrições para o Campinas Innovation Week começam nesta quinta-feira, 10
Edição de 2025 será realizada entre os dias 9 e 13 de junho, no Pátio Ferroviário, com entrada franca Saiba Mais +