Prefeitos aprovam criação de Centro de Inteligência para Segurança Pública

Prefeitos aprovam criação de Centro de Inteligência para Segurança Pública

Com sede em Campinas/SP, Centro de Inteligência Metropolitana será o primeiro para Segurança Pública do Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Campinas será a primeira cidade do Brasil a contar com um Centro de Inteligência Metropolitana (CIM) voltado para a segurança pública. Esta novidade foi anunciada durante a 244ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), realizada em Campinas nesta quinta-feira, 20 de março, na Sala Azul do Paço. A reunião marcou a estreia do prefeito Dário Saadi como presidente do órgão, que reúne os 20 municípios da região e delibera sobre questões de impacto metropolitano.

O CIM contará com a participação das Guardas Municipais das 20 cidades da RMC e terá como foco a operação por meio de um núcleo de informações para o compartilhamento de dados em tempo real. Além disso, o centro auxiliará no planejamento de operações conjuntas para combater crimes, no fortalecimento das Guardas e das forças de segurança, e na criação de forças-tarefa conforme as necessidades de cada município.

Com essa iniciativa, os gestores terão uma visão ampla da segurança na RMC, permitindo respostas mais rápidas a crimes e emergências, com o objetivo de reduzir a criminalidade e melhorar os índices de segurança.

A inauguração do Centro de Inteligência está prevista para abril e, provavelmente, será instalada em uma sala exclusiva dentro do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) da Guarda Municipal de Campinas.

“Pela primeira vez, teremos um centro de informações de inteligência metropolitana para a segurança, que, além de compartilhar dados em tempo real, irá definir estratégias de segurança conforme a demanda dos municípios envolvidos”, afirmou o prefeito. Ele também destacou que cada Guarda Municipal manterá sua autonomia, e o trabalho do CIM será focado exclusivamente em questões metropolitanas.

Pautas da reunião

Além da implementação do CIM, outros temas foram abordados na reunião, como a modernização tecnológica do Sistema de Videomonitoramento e a estruturação das bases operacionais da Defesa Civil nos municípios, com o objetivo de integrar as ações com o Centro de Operações de Emergência (COE) estadual.

Também foram discutidos projetos regionais, tanto com recursos do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (Fundocamp) quanto sem.

Imagem da Galeria Divulgação
Compartilhe este conteúdo: