Vacinação contra a gripe tem início na próxima quinta-feira, 3

Vacinação contra a gripe tem início na próxima quinta-feira, 3

Nesta primeira fase, a vacinação será destinada exclusivamente aos grupos prioritários e ocorrerá das 8h às 16h, com o objetivo de ampliar a proteção contra o vírus influenza.

Compartilhe este conteúdo:

Na próxima quinta-feira (3), as unidades básicas de saúde (UBS) de Vinhedo iniciarão a campanha de vacinação contra a gripe. Nesta primeira fase, a vacinação será destinada exclusivamente aos grupos prioritários e ocorrerá das 8h às 16h, com o objetivo de ampliar a proteção contra o vírus influenza.

Estarão aptos a receber a vacina crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Também fazem parte do público-alvo trabalhadores da saúde, educadores, profissionais das forças de segurança e salvamento, membros das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, funcionários dos Correios, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade (comorbidades).

A vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B, que podem causar complicações graves, principalmente em pessoas com comorbidades e idosos. Especialistas alertam para o potencial desses vírus de agravar condições de saúde preexistentes e afetar órgãos vitais, como pulmão, coração e cérebro.

Para garantir o atendimento, os moradores de Vinhedo que fazem parte dos grupos prioritários devem apresentar um documento oficial com foto. No caso das crianças, é necessário levar a carteirinha de vacinação. A expectativa é que a campanha contribua para a redução das complicações graves e internações causadas pela gripe, proporcionando um ambiente mais seguro e aliviando a sobrecarga nos serviços de saúde.

Com a inclusão da vacina no Calendário Nacional de Vacinação, o Ministério da Saúde assegura que, além das campanhas anuais, os grupos prioritários poderão ser imunizados ao longo de todo o ano, ampliando o acesso e a proteção para os cidadãos mais vulneráveis à doença.

Imagem da Galeria Divulgação
Compartilhe este conteúdo: