Cidade fortalece compromisso com a inclusão por meio do esporte adaptado

Cidade fortalece compromisso com a inclusão por meio do esporte adaptado

Prefeitura recebe equipe da UNICAMP e do Comitê Paralímpico Brasileiro para alinhar capacitação gratuita de professores e ampliar práticas inclusivas no município

Compartilhe este conteúdo:

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, recebeu nesta semana representantes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para discutir a implementação de um projeto inovador de capacitação gratuita, destinado a professores das secretarias de Educação e Esportes. O objetivo é ampliar o acesso e promover a inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte adaptado.

Participaram do encontro a secretária de Assistência Social e Cidadania e vice-prefeita, Cristina Mazon; o secretário de Educação e professor de Educação Física, Rogério Levy Machado; a coordenadora do Programa de Pessoas com Deficiência (PCD) da Secretaria de Esportes, Cristiane Hanzava; o professor Pedro Rosa, da Secretaria de Esportes; e o diretor de Atendimento à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social, Edson Leme.

O encontro também contou com a presença de especialistas renomados, como os professores José Júlio Gavião de Almeida e Edison Duarte, ambos da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, e David Farias Costa, coordenador do Programa de Educação Paralímpica do CPB. A articulação do projeto foi conduzida por André Schliemann, doutor em Educação Física Adaptada, que agradeceu o acolhimento da Prefeitura e elogiou o comprometimento da gestão municipal com a causa da inclusão.

“O encontro foi extremamente positivo. Foi gratificante reunir a equipe da Prefeitura com profissionais que atuam diretamente com a atividade física para pessoas com deficiência. Ficamos muito felizes com a possibilidade de colaborar na qualificação dos professores das secretarias de Esporte e Educação e contribuir para a organização de um Festival da Atividade Motora Adaptada em agosto”, afirmou André Schliemann.

A primeira etapa do projeto será dedicada à capacitação dos professores das duas secretarias, com ênfase em práticas pedagógicas inclusivas. Na sequência, o projeto visa expandir as ações de esporte adaptado em Vinhedo, criando mais oportunidades para crianças, jovens e adultos com deficiência participarem de atividades esportivas.

Com esta iniciativa, a Prefeitura de Vinhedo reafirma seu compromisso com políticas públicas inclusivas, agradecendo a todos os envolvidos nesta parceria, que integra educação, esporte e cidadania em prol de uma cidade mais acessível, justa e humana.

Imagem da Galeria Divulgação
Compartilhe este conteúdo: